Sobre o Paintball

Paintball
 É um esporte de combate, individual ou em equipes, usando marcador de ar comprimido ou CO2 que atiram bolas com tinta colorida . O objetivo é atingir o oponente, marcando suas roupas com tinta, sem causar dano ou lesão corporal. Cada lado da disputa costuma usar uma cor diferente, tornando fácil identificar a origem do tiro. A partir dai podem encenar vários tipos diferentes de disputa: um contra um, grupo contra grupo, contagem de pontos, captura de líder, defesa de território, captura de bandeira, como em qualquer outro jogo de simulação de combate.
O paintball é o esporte de aventura que mais cresce no mundo tendo, inclusive, mais praticantes do que o milenar surf, nos Estados Unidos. O paintball, por suas características, permite que não apenas homens joguem, mas também mulheres com qualquer idade. Os jogadores podem estar com qualquer condicionamento físico mas, óbvio, isso vai influenciar significativamente na experiência de jogo.
O esporte conta com cerca de 12 milhões de praticantes em todo o mundo.

Tipos de jogos
Existem três tipos básicos de jogos de paintball: speed, cenário e grandes jogos.
O speed, mais acessível aos iniciantes, divide-se em speed normal e "speed urbano". No primeiro, o campo de jogo é permeado com barreiras infláveis. No segundo, speed urbano, o campo possui obstáculos feitos de coisas cotidianas, tais como paredes, tonéis, carros, etc. A principal característica do speed/speed urbano é que a área de combate é pequena, normalmente as equipes conseguem se ver antes de começar a partida, são times pequenos (de 3 a 8 jogadores de cada lado).
Os grandes jogos são feitos em áreas enormes. São eventos, em média, que duram 3 dias, com acampamento no local, e uma grande estrutura de apoio.
E existem também os jogos de cenário: Neles vocês simula uma condição real, com duas ou mais equipes (de tamanho variável, de acordo com a missão), em situações como - por exemplo - captura de líder, defesa de território, captura de bandeira, terror e anti-terror, operações especiais, libertação de reféns, anti-bomba, etc. As possibilidades são virtualmente infinitas.
Para cenário, joga-se em fábricas abandonadas, escolas desativadas, áreas de mata, prédios em construção, clubes desativados - tudo com a devida permissão dos proprietários.

Equipamento
O equipamento utilizado pode variar, segundo o tipo de competição, no entanto três coisas são requeridas sempre:
  • Marcador - Uma espingarda ou pistola a ar comprimido ou CO2;
  • Paintballs - Pequenas esferas feitas de cápsulas de gelatina, contendo tinta, basicamente polietilenoglicol, outras substância não tóxicas e corantes variados, e que servem de munição para o marcador.
  • Equipamentos de proteção individual - Principalmente máscara para o rosto e roupas confortáveis.
No geral, o equipamento pode ser dividido em proteção e combate.
  • Proteção - a proteção mínima requerida de um praticante de paintball é uma calça (jeans normalmente), tênis, uma camiseta e - principalmente - a mascara! A máscara (especial) é a maior proteção do jogador porque o impacto direto de uma bolinha no rosto terá consequências muito sérias.
  • Combate - o básico do combate é o marcador (que é como chamamos as "armas" de paintball) que precisa ter:
- cilindro (de ar-comprimido ou de CO2) para propelir as munições; - carregador (normalmente gravitacional) para levar as munições; e - as munições (bolinhas carregadas de uma tinta especial).
A tinta de paintball sai fácil com água. Muito fácil mesmo, ninguém precisa se preocupar que vai "perder" uma roupa que use no paintball.

Regras principais
O objetivo do jogo é capturar a bandeira no centro do campo e levar até à base adversária, porem existem outros tipos de jogo, como missões,mata-mata entre outros, isso varia de campo para campo. Cada jogo tem uma duração máxima variando de 10 a 15 minutos em campeonatos, nos campos esse tempo é pré estabelecido pelo juiz responsável. O jogador é eliminado quando uma bola o atinge e estoura, em qualquer lugar do corpo ou equipamento que ele usa dentro do campo, isso em campeonatos,já em campos normais a eliminação fica estabelecida de acordo com a regras do campo ou em um consenso entre jogadores e juiz. Existem juízes dentro do campo para verificar a eliminação dos jogadores. Vencerá o jogo a equipe que conseguir agarrar e levar a bandeira até a base inimiga ou ter eliminado toda a equipe adversária, isso para campeonatos. Acabando o tempo limite do round, vence a equipe que tiver a bandeira, se ninguém estiver com ela, a equipe que a agarrou primeiro e se ninguém a tiver agarrado durante o jogo vence a equipe que tiver eliminado mais jogadores adversários. A regra mais enfatizada em campos tradicionais é nunca tirar a máscara no campo de jogo, essa regra é enfatizada a todo custo em todos os campos de paintball.

Vertentes do esporte
Existem duas vertentes principais no Paintball. O Paintball recreativo, virado para a diversão e o convívio, e o Paintball de Competição.
O Paintball recreativo tem muito maior expressão que o Paintball de competição pois está destinado ao público em geral, não precisando de nenhuma preparação física especial nem de equipamento específico. Desta forma, é realizado por vários tipos de grupos como despedidas de solteiro, aniversários ou grupos de amigos. Também é muito utilizado por empresas em actividades de team-building. Crianças de até 10 anos não podem praticar esta atividade.
O jogo na modalidade "Speed" costuma ser mais rápido, e o jogador usa como barricadas os Air Balls (obstáculos inflável e coloridos). Nesses tipos de campos costumam ocorrer as competições profissionais. Já na modalidade "Cenário", o campo é temático, pode simular um campo de batalhas, com tambores, entulhos, artigos de demolição, casas, etc. Nestes casos, dependendo da dificuldade e do tamanho do campo, a partida pode demorar bem mais que num campo do tipo "Speed". No entanto, a duração dos jogos é sempre adaptada de modo a garantir o máximo de diversão a todos os participantes sem que nenhum fique demasiado tempo à espera de jogar. Um jogo de Paintball recreativo bem conduzido é uma garantia de diversão para todos.

Fonte: Adaptado do Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário